https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1667/slider/8ef07ca571186bb52eccbce6112ba538.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1667/slider/6ef4972b221dec23474ff927111d8eff.png
Hope House - Release Viagem ao Terceiro Setor
28/05/2016 18:54 em Mundo Cristão

 

Você entende a importância do Terceiro Setor para a sociedade brasileira? A expansão deste segmento tem sido de extrema relevância em qualquer meio onde haja a preocupação com o desenvolvimento social e a consolidação de valores democráticos. Se por algum tempo as relações se davam apenas pela ordem sociopolítica compreendida entre o governo e mercado, primeiro e segundo setor, respectivamente, o terceiro setor surgiu com caráter estratégico, formado por organizações sem fins lucrativos e não governamentais com o objetivo de prestar serviços diminuindo abismos sociais.

Empreendedores sociais, o Programa Challenge, do Instituto Hope House, em parceria com a Cultural Experience, promove entre os dias 16 de julho a 3 de agosto, o Hope Trainning. Mais do que uma viagem de intercâmbio, o programa propõe uma visita a Toronto, no Canadá, com foco no Terceiro Setor. O objetivo é fazer com que os inscritos tenham não só a chance de aprimorar o inglês, mas também a oportunidade de aprender a elaborar e executar projetos sociais. De volta ao Brasil, os inscritos colocarão em prática um projeto, a melhor e mais bem executada ideia ganhará uma bolsa de estudos na segunda edição da expedição.

O Hope Trainning é um projeto que desafia o aluno latino americano a enxergar a possibilidade de realizar um projeto sustentável dentro do terceiro setor. E poder compartilhar essa experiencia num país como o Canadá, é algo que nos alimenta para trazermos essa vontade para o Brasil, diz Gustavo Niederauer Rodrigues, diretor geral da Cultural Experience. O principal objetivo desta viagem é, então, inspirar para transformar”, conclui o diretor. 

Ainda de acordo com Gustavo, o Canadá é um dos países com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que consegue manter o equilíbrio entre as classes. Não se caracteriza como uma sociedade desigual. A inclusão existe em todos os aspectos. É um país que consegue manter a sociedade em pé valorizando a vida. A vida em seus princípios mais simples: como acesso à alimentação, ao transporte, a moradia, a saúde e a educação.

O pacote de viagem inclui, além de moradia em casa de família canadense, duas semanas de aula de inglês, no período matutino e atividades extracurriculares e visitas às melhores universidades de Toronto em passeios promovidos no período da tarde. O Canadá tem se firmado como um dos principais destinos de brasileiros. País de diversidade cultural e geográfica se destaca no quesito segurança. Cosmopolita e multicultural, Toronto é o lugar ideal para quem sonha morar fora. Além de Toronto, os participantes do Hope Trainning terão a chance de conhecer as cidades de Ottawa, Montreal e Quebec, nos últimos dias de viagem.

Para dar início às atividades relacionadas ao terceiro setor, está agendada uma visita ao Artscape Youngplace. Segundo Rodrigues, este é o primeiro centro comunitário de Toronto focado no ensino de artes. “É um espaço para toda forma de expressão focado na juventude, mas voltado para toda a sociedade, e é mantido por recursos de associações e governamentais”, contou. Outra iniciativa é o Cultura Festival, evento que propõe expôr não só artistas renomados, mas novos nomes da música. O Regente Park Focus Media Arts Centre também está na programação. “Trata-se de uma ONG voltada para a prática de como construir e manter comunidades sustentáveis com foco em recursos de mídia, rádio e TV, é uma espécie de laboratório voltado para a juventude canadense”, explicou.

Estão também programadas visitas guiadas ao Distillery District, CN Tower e Riplay’s Aquarium, além das universidades de Toronto, OCAD, Wilfrid Laurier e Ryerson. Os intercambistas passearão ainda pela Nigara Falls, Lago Ontario e Toronto Island, Chinatown e Kensington Market.

Padrinho do Instituto Hope House, o ator Jonatas Faro fará a viagem com  o Hope Trainning. “O Challenge é uma extensão do Hope. E meu namoro com o Hope House começou em 2014 com o Completão e a gente não parou mais. E ir para fora para aprender e ver como isso tem sido feito lá fora, em um país super desenvolvido, como o Canadá, para melhorar e enriquecer a experiência aqui. Vamos adquirir conteúdo para colocar em prática aqui. Voltaremos mais lapudados e aguçados. Estou com esse frio na barriga, quero me aprofundar, evoluir e trazer toda essa inspiração para cá”, comentou. Em 2014, o ator venceu o quadro Artista Completão do programa Domingão do Faustão, da TV Globo, e doou o prêmio para a instituição que trabalha em prol de adolescentes moradores de abrigos públicos, no cadastro de adoção, transformando suas vidas por meio do ensino das artes: plásticas, musicais, teatrais, cinematográfica e de moda. 

 

Diretora geral do Instituto Hope House, Themis Duranti explica como surgiu a iniciativa. “O projeto nasceu com a ideia de aprendermos e de gerar intercâmbio de conhecimento com países de primeiro mundo. É uma excelente oportunidade para quem sonha desenvolver e construir projetos de alto impacto. Aprender com as universidades canadenses como produzir tais projetos e ao mesmo tempo trocar experiências é esse o grande objetivo. Nosso ponto positivo é que o brasileiro tem  criatividade de criar projetos. Uma das coisas que eles (os canadenses) tem de bom é a maneira de organizar e desenvolver projetos. Então, ao mesmo tempo que vamos aprimorar o inglês, a gente quer transformar vidas e fomentar projetos”, disse Themis que no Brasil atua há quatro anos como empreendedora social.

 

“O objetivo desta primeira viagem é levar pessoas que queiram atuar e trabalhar no terceiro setor, que queiram desenvolver projetos. Essa é uma oportunidade bastante específica de aprimoramento de língua e projetos”, afirmou Themis. “Além de aulas práticas, os alunos irão conhecer projetos sociais das melhores universidades canadenses que tem transformado vidas na cidade de Toronto, proporcionando o contato direto com a língua inglesa.  Ao retornar ao Brasil, o grupo realizará ações inspiradas nos conhecimentos adquiridos e compartilhados no exterior. O propósito deste intercâmbio é possibilitar ao aluno o contato com outras culturas, levando a uma mudança do olhar sobre si e a realidade em que vive”, completou Rodrigues.

Sobre o Instituto Hope House - Histórias de abandono são comuns em todo o território brasileiro. Vítimas do descaso ou das fatalidades da vida, crianças e adolescentes crescem devastados emocionalmente, psicologicamente e, às vezes, até fisicamente. Com o desejo de impactar e transformar essas vidas, o Instituto Hope House tem se dedicado à cuidar e amar crianças e adolescentes moradores de abrigos, adotando, ensinado e gerando filhos por meio das artes.

"Acreditamos que a arte é um elemento importante na construção de outros olhares e sentidos, em relação ao saber das competências, individuais e transitórias, porque se situa em polos aparentes opostos e contraditórios, entre razão e intuição, racionalidade e emoção, simplicidade e complexidade, entre o presente, o passado e o futuro", afirma Themis Duranti, diretora geral do instituto que explica ainda que a finalidade do projeto é contribuir de forma a mudar a realidade desses jovens, estimulando e potencializando de forma harmônica e equilibrada, competências como: saberes e habilidades físicas, morais, intelectuais e econômicas. "Levando também à reflexão ética, política, ambiental, social, artística, a partir de atividades nas quais o aluno além de conhecer, aprenda a fazer, conviver e ser", completou.

Com sede localizada em Florianópolis, em Santa Catarina, o Instituto tem realizado trabalhos nas cidades de Porto Alegre (RS), Palhoça (SC) e Florianópolis (SC).  

Sobre a Cultural Experience - A Cultural Experience é uma empresa canadense, fundada por um brasileiro, que presta consultoria de estudos no exterior para todas as idades. Objetivando a educação, cultura e vivência, a Cultural Experience trabalha com intercâmbios individuais ou em grupos nivelados por faixas etárias para assim focar as atividades pós aulas de acordo com os interesses de cada grupo. A Cultural Experience se encarrega da preparação do aluno para a viagem de seus sonhos, sempre com amparo pedagógico, viabilizando os trâmites burocráticos para entrada e permanência no país onde os estudos serão realizados. A qualidade dos professores aliada à cuidadosa seleção dos cursos proporciona a sensação de conquista necessária ao progresso nos estudos para que os estudantes alcancem seus objetivos. Acreditamos que a maneira mais rápida e eficaz de se aprender um idioma é estar numa atmosfera internacional, nos melhores centros urbanos, inserido na cultura nativa do idioma escolhido. Por isso, garantimos que a Cultural Experience tenha o curso certo para cada individuo. A Cultural Experience trabalha com escolas e instituições de ensino com um principal objetivo em comum: formar cidadãos para o mercado global de trabalho. Sempre de forma Personalizada pois cada aluno é único e importante para a CE. A empresa representa escolas de dez países e em três anos de trabalho realizou o sonho de mais de  50 alunos.

 

INSCRIÇÕES:

Por email: vendas@acoriana.com.br

Por Telefone: +55 48 3251-3939

Fale com a Cultural Experience

Gustavo Rodrigues

E-mail: rodrigues@culturalexperience.ca

Tel.: +1 647 822-7236

Skype: culturalxp

Débora Lima

E-mail: debora@culturalexperience.ca

Tel.: +55 48 9130-0128

Skype: deboraculturalxp

Para outras informações acesse: https://travel.culturalexperience.ca/hopetrainning/

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!