https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1667/slider/8ef07ca571186bb52eccbce6112ba538.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1667/slider/6ef4972b221dec23474ff927111d8eff.png
Jovem empreendedora cria jogo de cartas para dinâmicas que é sucesso em pequenos grupos
14/08/2016 21:24 em Curiosidades

Nada como um bom papo para se conhecer mais sobre alguém. Cada pessoa é um mundo e para descobri-lo é preciso tempo, disposição e boas perguntas. Mas como incentivar a comunicação, o conhecimento mútuo e a comunhão entre os integrantes de um grupo de maneira simples e divertida? Para muitos, isso nem sempre é uma tarefa fácil, pois exige esforço e criatividade para inovar a cada encontro. Foram esses os desafios que inspiraram a criação do Compartilha!.

O Compartilha! é um jogo de cartas com perguntas que possui duas versões – a Pocket, com cinquenta cartas sobre assuntos diversos e a versão Comunhão, com oitenta cartas que incluem questões específicas sobre a vida cristã. Por exemplo: "Se você pudesse conversar com Jesus face a face por 10 minutos, sobre qual assunto conversaria?". Ou: “Qual milagre bíblico você gostaria de presenciar nos dias de hoje?”. Há várias maneiras de jogar e não existem respostas certas ou erradas, nem ganhadores ou perdedores. O Compartilha! pode ser jogado em família, com os amigos, em células e em toda variedade de encontros.

O jogo foi criado por Thalita Lin, uma publicitária cristã que mora em Belo Horizonte e que sempre sonhou em usar a sua formação para criar produtos criativos que aproximem pessoas. A iniciativa dessa jovem chegou a chamar a atenção da empreendedora e escritora Bel Pesce, considerada uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2012, a qual convidou Thalita para ministrar uma aula em seu curso Criatividade Conectada, falando do surgimento da ideia e do processo de elaboração do conceito, produção e venda dos jogos.

Desde o seu lançamento, em junho de 2015, até o presente momento, já foram vendidos cerca de 3.500 jogos. Os números refletem o interesse das pessoas em retomar o contato face a face e a comunicação simples, numa época em que as interações tecnológicas ocupam a maior parte do nosso tempo. O público principal da versão Comunhão são os líderes de pequenos grupos, os quais encontram no Compartilha! um recurso a ser utilizado em suas reuniões, como forma de quebrar o gelo, conhecer os visitantes e aproximar os integrantes. Cerca de 2.000 líderes cristãos já estão usando o Compartilha! em suas células.

 

Temas e benefícios

 

            Temas como a música preferida, um momento especial em família, uma lembrança marcante da infância ou mesmo os desafios da vida cristã são alguns dos que permeiam as perguntas do jogo.

O Compartilha! cria um ambiente seguro e saudável para as pessoas se expressarem e sentirem que são ouvidas e importantes. Além disso, incentiva o autoconhecimento e a autorreflexão e retoma a importância do contato face a face e da comunicação oral. Mesmo questões como o bullying nas escolas, problemas no ambiente de trabalho, afastamento entre pais e filhos, entre outros, podem ser abordadas utilizando o jogo entre as partes envolvidas.

“Para mim, o valor do Compartilha! está em mostrar o valor das pessoas. As perguntas criativas, as cartas coloridas e as embalagens bonitas nada mais são do que instrumentos para você descobrir um tesouro na pessoa desconhecida ao seu lado”, comenta Thalita Lin.

 

Quem já jogou assina embaixo

 

“Como existe gente criativa neste mundo! A Thalita Lin foi minha aluna do Curso Criatividade Conectada e encantou a todos com a sua vontade de mudar o mundo através de jogos!" – Bel Besce

"Muitos desaprenderam a conversar! Sem perceber, muita gente se tornou monossilábica no ativismo febril do nosso tempo. Compartilha! é um recurso urgente, atual e inteligente porque estimula a reflexão e a comunicação por meio de perguntas bem elaboradas. É uma ferramenta poderosa para estimular e nutrir relacionamentos em torno de Jesus. Compartilhe o Jogo e jogue Compartilha!." – Pastor Davi Lago

Deixe a sua opinião. Escreva um comentário.

COMENTÁRIOS