https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1667/slider/8ef07ca571186bb52eccbce6112ba538.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1667/slider/6ef4972b221dec23474ff927111d8eff.png
Pesquisa revela os benefícios da religiosidade na terceira idade
02/07/2017 22:55 em Saúde

 

 

Um estudo científico publicado no periódico Journal of Ageing and Health chegou à conclusão que pessoas na terceira idade religiosas são propensas a ter melhor bem-estar em comparação à descrentes.

A publicação é de origem de pesquisadores da Universidade Baylor, nos Estados Unidos da América, e afirma que pessoas idosas, ou seja, com mais de 65 anos de idade, que possuem crenças, tendem a observar as situações da vida com maior otimismo e autoestima mais elevada.

“O que descobrimos é que a oração pode estar associada a diferentes níveis de bem-estar, dependendo de como você percebe Deus. Em poucas palavras, os benefícios psicológicos da oração para as pessoas parecem depender da qualidade de seu relacionamento com Ele”, afirmou Blake Kent, pesquisador em Ciências Sociais da Universidade Baylor, ao Daily Mail.

O método de pesquisa se deu por um questionário sobre otimismo, autoestima, contentamento e espiritualidade direcionado à idosos divididos em três grupos: cristãos praticantes, ex-cristãos e ateus.

As amostras da pesquisa indicavam que os participantes de fé mais acentuada sentiam bem-estar em suas práticas espirituais. Os níveis nos outros grupos variaram em níveis mais baixos, principalmente os que se sentiam “distantes” de aspectos mais religiosos.

No entanto, especialistas afirmam que pessoas sem crença não devem se forçar a acreditar em algo, porque esta prática pode afetar a saúde mental do indivíduo e que, portanto, a prática espiritual é uma ação individual cuja variação existe a cada contexto pessoal. “Há uma falsa ideia de que a oração é automaticamente boa para o bem-estar, mas esse não é o caso para todos”, disse Kent.

“Deus é visto como um porto seguro? Então a oração pode ter um benefício. Se Deus está distante ou não é confiável, então, pode ser uma história diferente. Quando você não pode confiar em Deus, a oração não está associada à procura de ajuda e cuidado, mas com incerteza e ansiedade”, finalizou.

Fonte: Tiago Abreu

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!