Uma pesquisa publicada recentemente nos Estados Unidos mostra que as redes sociais, principalmente o Facebook, pode fazer com que as pessoas mudem de religião.
E não se trata de evangelismo on-line, mas sim de incorporar e tornar como verdade as crenças, dogmas e práticas de outras religiões que são divulgadas na rede.
A reportagem da Super Interessante traz como exemplo a frase: “Borboletas não conseguem ver as próprias asas. Elas sabem o quanto são bonitas, embora todos ao redor consigam”.
Muitas pessoas compartilhariam a mensagem sem saber que se trata de uma frase postada em uma página do Islã.
A Universidade de Baylor, no Texas (EUA), realizou um estudo que mostra como as redes sociais interferem nas crenças das pessoas.
A pesquisa ouviu 3 mil jovens de 13 a 17 anos a respeito de assuntos religiosos entre os anos de 2002 e 2013.
As questões apresentadas eram: e, para eles, outras religiões além da que seguiam poderiam ter valores verdadeiros; se aceitar algumas crenças de outras religiões seria ok ou condenável; e se uma pessoa da mesma religião que eles poderiam acreditar em partes de outras religiões.
A conclusão da pesquisa foi que 80% dos entrevistados acha “ok” incorporar novas crenças em suas vidas ainda que elas façam parte de religiões diferentes das suas.
Ainda segundo o estudo, 89% dos jovens que usavam as redes sociais se mostraram mais flexíveis em relação aos dogmas religiosos, enquanto que os que não utilizavam plataformas como o Facebook se mostraram menos flexíveis além de frequentarem mais os cultos e rituais religiosos.
Os pesquisadores acreditam que as redes sociais estão mostrando as religiões de uma forma diferente, fazendo com que membros de outras crenças possam escolher o que aceitar e o que rejeitar do que lhe é oferecido pela internet.
Os pesquisadores americanos também acreditam que a sensação de anonimato da rede também permite que os usuários curtam mensagens de outras crenças, o que não acontece no meio off-line.
por Leiliane Roberta Lopes
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