https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1667/slider/8ef07ca571186bb52eccbce6112ba538.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1667/slider/6ef4972b221dec23474ff927111d8eff.png
Eduardo Bolsonaro se reúne com governo Trump e confirma mudança de embaixada em Israel
29/11/2018 12:52 em Política

Na última terça-feira (27), o deputado federal Eduardo Bolsonaro reafirmou que a intenção do governo brasileiro em mudar a embaixada do Brasil em Israel, de Tel Aviv para Jerusalém. O parlamentar ainda disse que a mudança já é certa e que "a questão não é perguntar se vai [ocorrer], a questão é perguntar quando será".

"A gente ainda não sabe ao certo dentro do governo a data, como é que ocorre. A gente tem a intenção e a ideia", disse o parlamentar.

A afirmação foi feita por Eduardo Bolsonaro em Washington, após uma reunião do deputado com o o conselheiro sênior e genro de Donald Trump, Jared Kushner, na Casa Branca. O conselheiro é um dos principais articuladores do governo Trump para política internacional no Oriente Médio.

O parlamentar também destacou que o chanceler do próximo governo, Ernesto Araújo deve cumprir uma agenda relevante, também no Egito, mesmo após o cancelamento do encontro entre representantes do governo egípcio e o chanceler brasileiro Aloysio Nunes no início de novembro.

"Até porque, neste meio de transição, eu já recebi duas vezes a visita dos embaixadores dos Emirados Árabes Unidos", afirmou o deputado.

Eduardo Bolsonaro acredita o posicionamento do Brasil em favor de Israel é positivo e não deve gerar tantas consequências e represálias no tocante ao comércio internacional.

"Eu acredito que a política no Oriente Médio já mudou bastante também. A maioria ali é sunita. E eles veem com grande perigo o Irã. Quem sabe nós apoiando políticas para frear o Irã, que quer dominar aquela região, a gente não consiga um apoio desses países árabes", lembrou.

O deputado também afirmou que não chegou a conversar com Kushner sobre uma futura visita de Donald Trump ao Brasil. Mas o assunto ainda deve ser abordado durante a visita do Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, ao Brasil, no dia 29 de novembro. Ele deve se encontrar com o presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Além do encontro com Kushner, Eduardo Bolsonaro também se reuniu com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, com o secretário-adjunto do Tesouro Americano, David Malpass, participou de evento no American Enterprise Institute e de reuniões com representantes do Departamento de Estado, do vice-presidente norte-americano Mike Pence, do Departamento de Comércio e do Conselho de Segurança Nacional.

Fonte: Guia-me

COMENTÁRIOS